sexta-feira, 10 de maio de 2013

DE FRANKFURT A AMSTERDAM

Resolvemos viajar de trem para deslocar de uma cidade a outra. Compramos o “Eurail Pass”, que vale por 15 dias e com direito a ir em até 5 países. O valor fica bem abaixo daquele que pagaríamos se fossemos comprar os tíquetes individuais. Compramos na estação de Frankfurt e pode ser pago no cartão.
Assim embarcamos no trem rumo a Amsterdam. Importante lembrar que tem de validar o bilhete na primeira viagem e depois é só embarcar. Compramos bilhetes da primeira classe, mas a segunda classe é tão confortável que viajamos nela, achando que era a primeira classe e só fomos descobrir isto na viagem de retorno a Frankfurt. São detalhes que só aprendemos nos blogs de quem já vivenciou ou então, vivenciando. Outro detalhe importante: a viagem tem escalas. Ou seja, no meio do caminho tivemos de trocar de trem. Ficamos sem saber, pois o sistema de som não é muito adequado e o inglês dos alemães não é muito bom. Por sorte, somo pessoas simpáticas e uma senhora que se sentou próximo a nós, deve ter percebido nossa falta de experiência e ao chegar na dita estação, nos orientou sobre o que fazer e o melhor? Deu as explicações em espanhol. O tempo é curto para trocar de trem e tivemos de passar de uma faixa para outra, o que envolveu subir as escadas, atravessar a estação e descer do outro lado. Nada traumático, levando em consideração que viajamos com pouca bagagem e somos ágeis.
Nossa bagagem para 17 dias

 
A viagem de trem é muito tranquila, dá para a gente descansar bastante e a paisagem nas amplas janelas é de tirar o fôlego. Vemos muitas paisagens que jamais veríamos se estivéssemos viajando de avião. Vale muito a pena investir nos trens. Alem do mais, a maioria das estações centrais são bem nos centros das cidades o que facilita ainda mais a locomoção de entrada e saída nos hotéis.

 paisagem da janela do trem



Ficamos em um hotel super charmoso bem perto da estação central, mas optamos por pegar um taxi, pelo qual pagamos 5 euros. O hotel é maravilhoso: Convent Hotel Amsterdam, que ocupa um edifício histórico, que foi um mosteiro no século XIII. A parada de bonde fica a apenas 120 m, enquanto a Estação Central de Amsterdam está a 550 m, fornecendo conexões de bonde, ônibus e metrô para toda a cidade. É possível chegar à Casa de Anne Frank em 10 minutos a pé.


Interior do hotel

Sempre ouvimos de outros viajantes e nos blogs que os hotéis em Amsterdam são minúsculos, com muitas escadas, banheiros minúsculos. Eu já estava preocupada, mas demos sorte. Nosso hotel foi maravilhoso. O apartamento enorme, com uma cama de casal maravilhosa, mesa com cadeiras, ou seja, bem espaçoso. O banheiro também espetacular, muito bem decorado. O salão do café da manha é muito bem decorado e o serviço impecável, com uma grande variedade de pães e queijos.




No mesmo dia da chegada saímos para fazer o reconhecimento da área e a cidade estava uma loucura, pois o time local havia jogado e as pessoas estavam em polvorosa, muita bebida, cantoria, dezenas de pessoas nas ruas, homens jovens bêbados cantando o hino do time. As ruas estavam lotadas, pois era um domingo de primavera, com um maravilhoso dia de sol. A acolhida não poderia ter sido melhor.



Nenhum comentário: