quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O vulcão Osorno




O vulcão Osorno é uma das maravilhas da região dos lagos. Imponente e majestoso ele impera sob o Lago Llanquihue. Ele pode ser visto de vários lugares: a partir de Puerto Varas, Frutillar, em vários mirantes na estrada que circunda o Lago.  

Seu cone é perfeito e vive coberto de neve. Mesmo no verão seu cone é coberto por neve. De acordo com os dados da literatura, seu cone é formado por 40 crateras que se agrupam ao redor de sua base. Entre os séculos XVIII e XIX ele já entrou em erupção 11 vezes. Inclusive, a erupção de 1835 foi presenciada por Charles Darwin a partir da cidade de Ancud, na Ilha de Chiloé. A ultima erupção do vulcão foi em 1869.
Observamos o vulcão de vários locais diferentes e finalmente resolvemos chegar mais perto.

O vulcão tem 2652m de altitude. Possui uma estação de esqui com teleférico que sobe até as partes mais altas. Como fomos fora de temporada, o teleférico não estava funcionando.
Para chegar é bem tranquilo e tem muitas placas de orientação. 

Saindo de Puerto Varas em direção ao Parque Nacional Vicente Perez Rosales. A subida para o vulcão fica logo após a entrada. A subida é bem íngreme e é impossível não parar várias vezes para ver a paisagem. Claro que paramos inúmeras vezes e quando chegamos ao topo o frio estava cortando. Estava tudo fechado e havia poucas pessoas andando pelo lugar. Fizemos algumas caminhadas pelo entorno. Muito lindo. O vulcão é impressionante.










Retornamos a Puerto Varas e terminamos nossa noite com um maravilhoso jantar.
No outro dia fomos para Bariloche, atravessando a cordilheira. 

   






Nenhum comentário: