quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viagem de IDA ao ASPSP!!

Boa noite a tod@s!

Saída de Natal com chuva, mas com um lindo arco-íris
para iluminar nossa viagem! 
Após 4 dias de viagem, estou aqui neste paraíso!

Os quatro dias são muito tensos! Só me vem uma palavra na mente para descrever perfeitamente os momentos que passei no Transmar I: liquidificador e máquina de lavar!
A caminha apertada e estreita da embarcação balança pra caramba e parece que a cabine é o interior de uma máquina de lavar. Viramos em todas as direções, não paramos quietos na cama e quem fica na de cima ( são 4 camas empilhadas) sofre pra subir, pra descer e pra ficar lá!

Não estou reclamando, de maneira nenhuma, afinal, eu já sabia o que me esperava e como eram as acomodações. Mas gostaria apenas de relatar um pouco da realidade do pesquisador que vem para este paraíso que é o Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP)! Tudo o que passamos durantes os longos dias de viagem, só serve para aproveitarmos cada vez mais cada instante que passamos aqui.
Nosso meio de transporte!

O primeiro e o segundo dias, que foi o trajeto Natal-Fernando de Noronha, foram de "cão"! O mar estava muito agitado! Sabe quando estamos numa montanha russa, e quando ela desce dá aquele frio na barriga?? Pois bem, essa era a sensação de quando descíamos de uma onda para logo subir em outra! Ventava muito e as ondas estavam altas e agitadas. O enjoô bateu, junto com a falta de apetite e a tontura! Os pescadores, que são como pais para a gente, só falavam que já ia passar, que depois a gente se acostumava, que a gente precisava comer, mesmo que pouco.

Pois bem, depois de Noronha (Arquipélago de Fernando de Noronha), o mar deu uma melhorada, o vento diminuiu e já conseguimos comer um pouco! Seu Sebastião, o cozinheiro do Transmar I, estava disposto a fazer qualquer comida! Comemos muito bem ali! Miojo (com ovo, cebola e um tempero especial), arroz, rabada, peixe, pirão, feijão branco, farofa, pão com queijo a qualquer momento... Mas o remelexo do barco não ajudava muito.
Maravilhoso pôr-do-sol contemplado durante a viagem!!

Conseguimos ver e apreciar todos os pôr-do-sol da viagem, e no último dia até conseguimos ver filme na cabine! Um cinema de primeira!

Finalmente, após mais de 90 horas de viagem, conseguimos ver ao longe nosso tão cobiçado arquipélago! Que vista maravilhosa! Que realização! Que superação!





Finalmente a vista do arquipélago!

VOCÊ VAI PARA O ARQUIPÉLAGO? AQUI VÃO ALGUMAS DICAS:

-Leve um jogo de lençóis para o barco e outro para a casa
-Tente comer, mesmo que pouco durante a viagem. Se quiser, leve algo que você tem facilidade de comer (miojo, barrinha de cereal...)
-Leve uma bolsa com as coisas que usará no barco e outra com o material que você usará no arquipélago (as mochilas grandes são guardadas, pois a cabine é pequena e as camas menores ainda!)
-Cada cama possui duas tomadas com energia elétrica a viagem inteira (O Transmar I é chique!), portanto, pode levar computador, mp4 e o que mais quiser.
 -Não se preocupe, você realmente se acostuma com a viagem no último dia!


Beijinhos a todos,


Luara Musse

Nenhum comentário: